Nossa História

 

 

Na década de 1990, um grupo  de  pessoas  conscientes  das  limitações governamentais na solução dos problemas que afligem nossa sociedade e seus desdobramentos, que afetam o dia a dia de todos,  decidiu que era necessário agir para, ao menos, tentar minimizar estes males.
 

Surgiu então a Imap, em imóvel doado pelo Sr. Francisco Rodrigues, um dos fundadores, no bairro Bandeirantes de Belo Horizonte, onde até hoje se encontra. Inicialmente, a Imap socorreu a irmãos soropositivos de ambos os sexos. Depois, a necessitados de moradia, também de ambos os sexos.

 

Então a Imap se transformou na Fundap - Fundação de Amparo à Doença e à Pobreza, acolhendo irmãos dependentes químicos, também de ambos os sexos. Atualmente, acolhe dependentes do sexo masculino. 

 

A Fundap é uma mantenedora sem fins lucrativos e faz todo o trabalho através da Casa de Apoio Terapêutio Irmã Scheilla, nome escolhido em homenagem à grande missionária e enfermeira que desencarnou na Alemanha, em 1943.

 

Oferece um teto, alimentação, terapêutica ocupacional, reuniões motivacionais e tratamentos com profissionais voluntários. Além da continuação do tratamento médico, diariamente levando, acompanhando e trazendo seus Acolhidos dos Centros de Saúde.


Tem por objetivo a recuperação e reinserção social, através do cuidado com a saúde física e o trabalho com a autoestima, para que se sintam de novo cidadãos. Já beneficiou a mais de 2 mil pessoas desde sua fundação.

 

Trabalha dentro dos princípios espíritas, mas não faz nenhuma restrição, de qualquer espécie, para acolher um Irmão. É apartidária e independente. Subsiste de doações e trabalhos voluntários.
 

 

Quem Somos


(...) Sentimos, então, um profundo e verdadeiro amor a nós próprios, uma autoestima genuína. E é como se disséssemos: “É bom ser eu mesmo... estou feliz por ser eu...” 

 

Mas, diante de tantas adversidades, frustrações e de uma semeadura inadequada, junto à nossa dificuldade de nos confrontar com nossos anjos e demônios, sentimo-nos desconfortáveis, entristecidos. E nossas emoções adoecem. Muitas vezes, chegamos a nos refugiar nos vícios... Passamos a nos definhar, sentimo-nos minúsculos, nos encolhemos e a desintegração aí se instala.

           

Este é o trabalho realizado na Fundação de Amparo à Doença e à Pobreza (Fundap), através da Casa de Apoio Terapêutico Irmã Sheilla: Temos procurado, na medida do possível, devolver aos nossos acolhidos esse sentimento de dignidade, de pertencer, um sentimento de valorização, de adequação. Partimos de um princípio de que a insegurança e o ódio sejam os cânceres mais comuns que devastam a humanidade, distorcendo e destruindo os relacionamentos sociais e a confiança. E que uma compreensão profunda de nós mesmos e um sério esforço para alcançar o verdadeiro amor a nos próprios seja o começo de todo o crescimento e harmonia.
           

Considerando que a assistência e apoio espiritual sejam a fraternidade em ação, e que somos filhos amados de um mesmo Pai, unimo-nos, através da Fundap - Casa Irmã Scheilla para assistir aos nossos queridos irmãos em suas grandes e profundas necessidades. Principalmente no que diz respeito à sua autoaceitação, estima e valorização, como pessoas em busca de aperfeiçoamento.

         

Somos conscientes de que a nossa parte dentro do contexto global é mínima, diante de tamanho caos nesse momento de transição pelo qual passa o nosso planeta. Mas cada um deve doar do que possui, mesmo que seja tão pouco...
           

E nas nossas almas reverberam sempre as palavras de Jesus: “Em verdade vos digo: Cada vez que o fizestes a um desses meus irmãos mais pequeninos, a mim o fizestes.” (Mt. 25:40)

            Que Ele esteja sempre em nossos corações!      

          

Por: Elci Fernandes Aires (Vice-Presidente da Fundap/2018 - Escrito em 2008)

SEJA VOLUNTÁRIO

Amigos,

 Graças a Deus, temos recebido muitas doações em roupas, alimentos, produtos de limpeza e higiene. E dinheiro, também. Entretanto, o valor obtido em dinheiro não suporta todas as despesas, cuja média mensal gira em torno de R$ 20.00,00 (números de abril/2018 – Prestação de Contas disponível na Secretaria da Casa).

Assim, apelamos para aqueles que nos conhecem e que sabem da seriedade do nosso trabalho, que venham conhecer nossa obra e nos auxiliar financeiramente nessa  empreitada.

 As contribuições podem ser efetuadas através de depósito em contas bancárias ou através do PayPal (Veja , abaixo, os detalhes).


 

 Precisamos, também de:

 

- Profissionais voluntários para oferecer cursos de capacitação para a fase de reinserção social. Assim, os acolhidos ganham segurança e condições de se manter financeiramente após a saída da Casa (exemplo: curso de jardinagem, computação, marcenaria, etc)

 

- Voluntários para cozinhar para os Acolhidos em alguns domingos do mês (Ver escala na Diretoria)

 

As doações financeiras e o contato para trabalho voluntário podem ser feitos, também, diretamente na Casa Irmã Scheilla, com nossos funcionários (Clique no Tel. abaixo e fale direto) ou pelo e-mail (cadastre-se abaixo e informe-se.)

 .

AGRADECIMENTOS                                                      

Agradecemos a bondade dos que colaboram, durante todo o ano, para que nosso trabalho tenha continuidade:

 

- A todos os irmãos, anônimos, voluntários, que vêm nos ajudando a persistir, através de doações contínuas. Tanto em dinheiro, como em materiais (alimentação, produtos de higiene e limpeza, roupas, calçados, roupas de cama).

 

 - Às cestas-básicas recebidas.

 

- Aos irmãos que colaboram para o nosso Bazar, uma de nossas fontes de renda: doando, nele trabalhando, ou visitando e fazendo suas compras. Muitos colaboram das três formas!

 

- Aos que vêm nos auxiliar com seus trabalhos voluntários, seja em suas áreas, seja onde surja a necessidade.

 

- Aos que estão sempre nos prestigiando em nossos Eventos, outra fonte de angariar renda: doando o local, o trabalho, materiais, comprando convites e participando efetivamente.

 

A todos, nossa sincera gratidão e desejo de que estejam sempre disponíveis e prontos a trilhar o caminho da generosidade e do crescimento espiritual.

 

Que Deus abençoe a cada um de vocês! 

REUNIOES_EVENTOS_FOTO7.jpg
ALUNOS_PROFESSORES_PARTICIPANTES1.jpg
ORGANIZANDO_DOACOES.jpg
31253027_2067433909937943_5677042361163579392_n.jpg
P1010030.JPG
REUNIOES_EVENTOS_FOTO3.jpg
CarlosSoSite_Fundap.jpg
Sonia_Site_Fundap.jpg
REUNIOES_EVENTOS_FOTO6.jpg
REUNIOES_EVENTOS_FOTO12.jpg

CComo 

Como 

 

                                                                                         Como nos Ajudar:

 

Através de Depósitos nas contas do

 

- Banco do Brasil  (Agência: 3297-2 – Conta: 12.838-4)
e
- Bradesco (Agência: 3492 – Conta: 5.463-1)

 

ou

 

- Através da Conta do Paypal. Clicar no ìcone "Doar" (no cabeçalho e rodapé do site, em todas as páginas). Nesta modalidade, sua doação vai diretamente para a conta da Fundap, com segurança. E você recebe um e-mail garantindo isso. Tem ainda a opção por fazer essa doação através de qualquer cartão de crédito,  e entre uma doação mensal ou única.