Na década de 1990, um grupo de pessoas conscientes das limitações governamentais na solução dos problemas que afligem nossa sociedade e seus desdobramentos, que afetam o dia a dia de todos, decidiu que era necessário agir para, ao menos, tentar minimizar estes males.
Surgiu então a Imap, em imóvel doado pelo Sr. Francisco Rodrigues, um dos fundadores, no bairro Bandeirantes de Belo Horizonte, onde até hoje se encontra. Inicialmente, a Imap socorreu a irmãos soropositivos de ambos os sexos. Depois, a necessitados de moradia, também de ambos os sexos.
Então a Imap se transformou na Fundap – Fundação de Amparo à Doença e à Pobreza, acolhendo irmãos dependentes químicos, também de ambos os sexos. Atualmente, acolhe dependentes do sexo masculino.
A Fundap é uma mantenedora sem fins lucrativos e faz todo o trabalho através da Casa Espírita de Apoio Terapêutico Irmã Scheilla, nome escolhido em homenagem à grande missionária e enfermeira que desencarnou na Alemanha, em 1943.
Oferece um teto, alimentação, terapêutica ocupacional, reuniões motivacionais e tratamentos com profissionais voluntários. Além da continuação do tratamento médico, de seus Acolhidos nos Centros de Saúde.
Tem por objetivo a recuperação e reinserção social, através do cuidado com a saúde física e o trabalho com a autoestima, para que se sintam de novo cidadãos. Já beneficiou a mais de 2 mil pessoas desde sua fundação.
Trabalha dentro dos princípios espíritas, mas não faz nenhuma restrição, de qualquer espécie, para acolher um Irmão. É apartidária e independente. Subsiste de doações e trabalhos voluntários.